Blog Corp Travel Eventos

blog-image

Eventos sustentáveis: Sua empresa já está fazendo?

A sustentabilidade está relacionada com todas as práticas de desenvolvimento econômico e material que respeitam o meio ambiente. É usar recursos naturais de forma inteligente e que de nenhuma maneira faça agressão ao meio ambiente. O tema está sendo muito discutido, desde salas de aula até encontros internacionais.

Mas, o que o mercado de eventos tem a ver com isso?

A sustentabilidade está cada vez mais presente em todos os setores. E não é diferente no mercado de eventos, que conta com a norma ISO 20121, desenvolvida para auxiliar a realização de todo tipo de encontro (empresarial, desportivo ou cultural, por exemplo) dentro das melhores práticas sustentáveis. Ela foi criada para oferecer orientação e melhores práticas para o gerenciamento de eventos sustentáveis e controle de seu impacto social, econômico e ambiental. Desde o consumo de água e produção de resíduos sólidos, até a taxa de emprego e seleção de fornecedores.

As regras servem para todos os integrantes da cadeia de eventos, incluindo os responsáveis, organizadores e fornecedores. Os benefícios vão além do bem ao meio ambiente, acrescentando ainda uma transparência sobre o planejamento com base sustentável, capaz de melhorar a imagem e reputação do encontro, bem como na geração de ganhos financeiros a longo prazo, por exemplo.

E nos vem a dúvida….

De que forma é possível tornar os eventos mais sustentáveis?

Os profissionais da área precisam ficar espertos com as novas tendências, o presidente da Alagev e gestor de viagens e eventos da Roche, Rodrigo Cezar, deu dicas para o portal Panrotas de ações que vem promovendo.

“A reutilização dos tecidos da cenografia para fazer o enchimento de bonecas para ONGs, a reciclagem de materiais de crachás, que servem posteriormente para a composição de pisos de estandes, a extinção da garrafa plástica nos eventos e a realização de pesquisas de satisfação digitais, para evitar a impressão e o gasto de papéis, são algumas das ações que venho promovendo na Roche para tornar os eventos mais sustentáveis”, diz Cezar.

 Influência no mercado de eventos

No mercado de eventos, principalmente corporativo, é essencial sua preocupação com a sustentabilidade. E esta importância vai muito além de uma ação de dimensões econômica, social e ambiental. Os eventos sustentáveis te dão oportunidades para demonstrar seu compromisso e responsabilidade com o meio ambiente. E também criam momentos de troca de experiências para que as empresas possam mostrar como estão colaborando com o desenvolvimento sustentável, é uma forma de evidenciar a preocupação na busca por um mundo melhor para todas as pessoas.

A sustentabilidade tem vários papéis dentro do ambiente corporativo. Os eventos internos, por exemplo, são importantes para a comunicação de cultura da empresa aos colaboradores. Cada vez mais, as pessoas têm preocupação em participar de empresas com propósito de minimizar o impacto no meio ambiente.

Um horizonte mais verde com eventos sustentáveis

Em outros países, eventos sustentáveis já são uma realidade no segmento MICE. As feiras internacionais, por exemplo, já seguem um modelo de montagem diferente das realizadas no Brasil, com stands mais simples, menor investimento financeiro e padrões semelhantes entre os expositores, o que gera menor impacto socioambiental. Essa é apenas uma tendência para os eventos no futuro.

Nos próximos anos, os eventos sustentáveis tendem a crescer com a ajuda da aplicação de normas, relatórios e, principalmente, a conscientização de todos os envolvidos nesse mercado. Quanto mais empresas e eventos aplicarem ações em prol do meio ambiente, mais o conceito de sustentabilidade estará visível e poderá sensibilizar o grande público.

Uma pedra no caminho

Apesar da importância do tema, um dos principais desafios é a conscientização e aplicação da cultura no mercado de eventos. A prática demanda motivação com todos os envolvidos antes, durante e depois da realização de qualquer acontecimento social.

Muitas pessoas não conseguem ver a sustentabilidade como uma responsabilidade socioambiental. Além disso, o tema é um investimento que traz retorno para qualquer tipo de evento – do encontro corporativo de pequeno porte, até grandes festivais que reúnem milhares de pessoas.

Mas a procura por eventos sustentáveis está crescendo. Há uma demanda por novos formatos e possibilidades para encontros corporativos, com iniciativas que buscam a construção de um mundo melhor.

E você, o que está fazendo para conscientizar seus clientes e colaboradores?