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Inovações para eventos corporativos

Muito se tem falado sobre o poder das experiências no mercado de eventos, que está se intensificando a cada dia. Todas as tendências se relacionam com ferramentas de experiências, diretamente aos convidados ou auxiliando os organizadores. Saiba mais!

O mercado de eventos corporativos está sempre crescendo, com isso as novas ideias e inovações, tem nos dado soluções para melhorar a organização e tornar a experiência dos participantes cada vez mais especial.

Ações de Marketing Experiencial, imergir o público na temática do evento, conhecer o sabor local, o uso da tecnologia e o reconhecimento facial são só alguns exemplos de tendências para eventos corporativos que estão se destacando. Confira todos os detalhes!

Marketing experimental e o poder dele sobre os participantes.

As atividades paralelas estão cada vez mais presentes nos eventos corporativos, elas servem como um auxílio na interpretação do convidado, fazendo que a absorção do conteúdo seja mais prática e dinâmica. O público se satisfazia em ser uma audiência passiva, ouvindo apresentações de horas sobre um produto. Hoje, o conteúdo precisa ser sobre exploração e descoberta, colocando o público em posição ativa.

Normalmente são atividades que incentivam o trabalho em equipe, que vão desde oficinas de dança a aulas de culinária. Estas ações são chamadas de Marketing Experiencial. Que está causando um impacto positivo nos eventos corporativos, este tipo de inovação faz com que seu público interaja mais com a marca, e a tendência é que esteja cada vez mais presente.

Este tipo de experiência tem como objetivo fidelizar, atrair patrocinadores, e melhor aumentar o seu ROI (retorno de investimento). Isto se dá por elas não apenas adicionarem um logotipo em um panfleto, mas sim por fazerem com que os participantes tenham uma relação com as marcas que os farão lembrar mesmo após o evento, promovendo também o compartilhamento nas redes sociais.

Uma das maiores tendência dentro do Marketing de experiências no Brasil é o segmento de viagens de incentivo em premiação, quando os ganhadores viajam em grupos da empresa ou com as suas famílias. Para terem novas experiências internacionais, sua marca pode crescer ainda mais entre seus, clientes, colaboradores e fornecedores.

Conectar o público na temática do evento

 

A tradicional sala de conferência, já perdeu sua força a muito tempo, hoje, na era da experiência, os serviços personalizados estão em alta. É necessário que o local do evento traga novas experiências para o público. Hoje, temos várias possibilidades, tanto em espaços externos, como praias, fazendas, barcos e zoológicos, quanto em espaços internos, como instituições culturais, espaços inteligentes, salões sensoriais, salas de recreação e zonas de experiências que oferecem flexibilidade para as necessidades de cada organizador.

É importante adequar o tema do evento ao local escolhido. Além disso, alguns organizadores já passaram a adequar a temática não apenas ao local, mas à tudo que envolve o evento, como o buffet, a decoração e a iluminação, objetivando uma maior imersão do participante.

Conhecendo o sabor local

Ao definir o local do seu evento corporativo, você precisa saber o que a cidade pode proporcionar para seu público, algo que torne uma experiência única a os participantes. A nossa dica é, localizar fornecedores locais para distribuir brindes, contratar artistas locais para apresentações ou mesmo proporcionar experiências ao ar livre, que mostre aos participantes o porquê do evento estar acontecendo em determinada região.

Uso da tecnologia

Como hoje o foco na criação de estratégias para a melhor experiência do seu público está demandando mais atenção, os organizadores de eventos estão usando a tecnologia para automatizar algumas tarefas. As plataformas de gestão de eventos estão sendo muito usadas para auxiliar tanto os organizadores quanto os participantes, promovendo agilidade, conforto, engajamento, segurança e coleta de dados. A tecnologia pode te ajudar no pré-evento, nas ações de marketing, na logística e hospitality, deixando os participantes mais tranquilos sobre a programação do evento.

Um ferramenta muito usada é o uso de QR Codes e de reconhecimento facial. Toda a dinâmica de Q&A durante as palestras, bem como pushes informativos e interações entre os participantes, tem sido fomentada através do uso de apps.  Através da Inteligência Artificial (IA), chatbots podem responder as perguntas básicas sobre um evento, exibe agendas, biografias de palestrantes, mapas de locais e informações sobre patrocinadores. Já no pós-evento, uma plataforma de eventos fornece todos os relatórios necessários para que os próximos planejamentos tenham um nível mais assertivo de segmentação.

A era do reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma ótima tecnologia para seu evento corporativo, com ele você torna o check-in dos convidados mais fácil evitando filas, fazendo com que a experiência do seu evento seja ainda melhor.

Este tipo de tecnologia causa um impacto nos participantes, deixando-os ainda mais animados, pois deixa a sensação de estar participando de um evento moderno e inovador.

 

Realidade Virtual (RV)

O uso da realidade virtual, tem sido mais frequente em eventos corporativos, você pode usá-lo desde o pré-evento, deixando que os participantes assistam a um passeio virtual no evento antes mesmo dele acontecer.

Durante o evento você pode proporcionar diversas experiências para seu público, como por exemplo, em um salão de automóveis, o participante pode experimentar dirigir um determinado carro novo através do uso dos óculos de realidade virtual e terá a sensação do que é operá-lo em um espaço externo.

Uso de Drones

Os drones estão sendo muito usados para fotografia, entre 2016 e 2017, o número de drones produzidos aumentou em 40%. Hoje, eles são essenciais na produção de conteúdo audiovisual aéreo. E o setor de eventos também agarrou esta inovação e passou a utilizá-los para obter imagens diferenciadas, tanto para registro quanto para transmissão ao vivo em telas no local do evento.

Mas o seu uso não parou por aí. Algumas marcas passaram a utilizar os drones não apenas como ferramentas fotográficas, mas também como elementos cênicos, sincronizando os seus movimentos para criar um espetáculo de luzes. Uma verdadeira performance feita com drones, como aconteceu em Los Angeles durante o Coachella Valley Music and Arts Festival. Na ocasião, 300 drones voaram em sincronia, usando a tecnologia da Intel Shooting Star, para comemorar o lançamento do filme Mulher Maravilha.

Eventos Sustentáveis

Quando se fala em sustentabilidade em eventos, o primeiro pensamento aponta para a redução do uso do papel através das conversões digitais com aplicativos e plataformas de gestão. Claro, deixar de distribuir folhetos, agendas e todo o restante do material informativo impresso, bem como utilizar sempre materiais recicláveis ou reutilizáveis, é um avanço ecológico, mas podemos observar outras oportunidades que englobam a responsabilidade social.

Algumas ações que já vem sendo realizadas são a doação do excesso de comida, a economia de energia e o esforço para deixar a mínima pegada de carbono possível (quantidade de emissão de gases do efeito estufa). Uma conscientização importante é sobre o legado do evento para o local onde ele está sendo realizado. É necessário que os organizadores levem em conta o impulsionamento na economia local que eles podem proporcionar ao apoiar fornecedores da região, fomentando empregos e renda para os habitantes. O legado também pode se relacionar com a adição de infraestrutura, com um maior interesse da comunidade local pelo tema do evento ou com a divulgação da região. O importante é que o item “legado” faça parte do planejamento dos eventos.

Não importa o tipo e o tamanho do evento corporativo que você esteja realizando, é importante sempre estar conectado, atualizado e buscar inovar sempre! Além de aproveitar todas as oportunidades para fazer com que o nível de engajamento de seus eventos seja sempre uma crescente. A tecnologia e a sustentabilidade podem ser incluídas não apenas em grandes feiras e eventos, mas também podem ser diferencial em reuniões, treinamentos e convenções, utilizando o reconhecimento facial para substituir as listas de credenciamento e através da neutralização de carbono emitido, para citar alguns exemplos.

Além disso, busque sempre profissionais qualificados que saiba o que estão fazendo, isso pode minimizar qualquer pequeno problema que ocorra em outros pontos.

Espero que tenha sanado as suas dúvidas sobre as novas tendências de eventos corporativos e que tenha ficado claro que existe flexibilidade nos formatos. Eles podem ser híbridos e combinados entre si, promovendo mais entretenimento e uma melhor experiência de participação.

 

Ainda está com dúvidas sobre como planejar seu evento corporativo? Entre em contato!

eventos@corptraveleventos.com.br